A polêmica envolvendo a tosa nunca tem um final, quando se pensa que o assunto terminou o verão aparece e o tema ressurge. Mas e aí, pequinês precisa ou não deve ser tosado?
O padrão do pequinês conforme a CBKC, enfatiza a pelagem longa e exuberante da raça. Cães de competição enfrentam um padrão rigoroso em relação a pelagem. Mas no momento não queremos nos referir a cães de competição, mas sim cachorros de companhia que vivem longe das pistas de exposições.
Tosar ou não?
A pelagem exótica da raça é algo que sempre chama a atenção de todos, porém algumas pessoas optam por manter o cachorro tosado, principalmente no verão.
Tem um ditado popular que diz que cães com pelagens longas são “feitos” para suportar o calor, e que os pelos protegem o animal. Esse assunto já envolveu mais discussões do que se possa imaginar. Portanto, vamos dar a nossa opinião e um exemplo do nosso pequinês.
No primeiro e segundo ano de vida do Hank não queríamos tosá-lo, gostávamos muito da pelagem longa. Com o passar do tempo começamos a perceber o sofrimento dele nos dias de calor. Hank ficava praticamente o dia todo dentro de casa, deitado no piso gelado e com o ar condicionado ligado. Se levávamos para um passeio, em horário ameno, ele ficava extremamente ofegante e cansado. Mal queria caminhar ou passear. Tomamos uma decisão e resolvemos cortar os pelos. Hank voltou do Pet parecendo um urso de pelúcia, lindo, branquinho e feliz. A alegria dele era algo contagiante. Depois disso optamos por mantê-lo com a tosa mais curta, principalmente no verão.
Vantagem da tosa
- Facilita o banho e a secagem
- Reduz o tempo da escovação da pelagem
- Melhor visualização de pulgas e carrapatos
- Diminui problemas dermatológicos
- Aparência de filhote
Tosar o pequinês com máquina ou tesoura?
O blog do Amamos Cachorros possui artigo muito bacana explicando a diferença entre a tosa com a máquina e a tesoura. Caso queria visualizar, clique no link ao lado. Tosa com a maquina x tosa com a tesoura.
Hank já foi tosado com a máquina e com a tesoura. No nosso ponto de vista, a tosa utilizando a tesoura fica mais elegante no pequinês. Com o uso da tesoura é possível dizer ao tosador o comprimento que você deseja deixar a pelagem. Essa tosa é ideal para quem deseja tosar pela primeira vez e não quer ter uma mudança muito brusca. Com a tesoura não é possível fazer uma tosa muito curta, nesse caso a opção deve ser a máquina.
Atualmente o Hank é tosado com a máquina, pois o processo da tosa é mais rápido e menos estressante para ele. Utilizando esse método de tosa, os pelos permanecem curtos por mais tempo, em relação a tosa com a tesoura.
Informação
Os pelos dos machos crescem numa velocidade mais rápida que das fêmeas.
No caso do Hank, a tosa é realizada a cada 45 dias, aproximadamente.
Essa é a nossa experiência e opinião em relação a tosa no pequinês. Se você prefere manter seu pequinês com pelos longos, ofereça sempre ao mesmo um local fresco e agradável nos dias de calor. O Peke com pelos longos é lindo e exuberante.
Veja abaixo fotos do Hank Pequinês com os pelos longos, tosado com a tesoura e por último com a máquina.
Siga @hankpequines no Instagram